segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Parabéns, Charles Dickens!





"Ninguém pode achar que falhou a sua missão neste mundo, se aliviou o fardo de outra pessoa." C.D.


Charles Dickens soube vivenciar integralmente o que pregava, tanto que alivia o fardo me muita gente ainda hoje. Aliviou o meu também com suas deleitosas obras e sua história de vida inspiradora.

Parabéns, Charles Dickens, pela missão cumprida! Não só a Inglaterra, o mundo festeja o bicentenário de sua vinda ao mundo.






2 comentários:

Alice disse...

Legal, Van! Preciso de uma indicação sua, não tenho conhecimento sobre as obras dele. Tenho, sim, uma frase que anotei em meu caderno há muitos anos porque me identifiquei (e me identifico até hoje):

"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."

Legal, né? rs.
Beijos!

Vanessa Loiola disse...

Muito legal! Adorei essa frase do seu caderno também, bem socrática, né? =D

Gostei muito de "Oliver Twist", mas vou logo avisando, se não quiser chorar, é melhor nem ler... É revoltante, amiga, porque trata de exploração e delinqüência infantil. É como "Capitães da Areia" de Jorge Amado, só que ainda mais triste. Eu não leria nenhum dos dois novamente, mas são realmente excelentes.

"Um conto de natal" é o livro mais simples e mais famoso dele, acho que é a história de natal mais famosa do mundo, acho que você até já conhece. Mas é bom ler mesmo quando estiver pertinho do natal. Soube que essa obra foi encomendada pra ser apresentada como um auto, em uma Igreja, na noite de natal, foi escrita em menos de um mês, por isso é bem simples, mas leva a excelentes reflexões e nos deixa com um excelente humor. Ah, uma curiosidade: Tio Patinhas foi inspirado no Scrooge.
Fiz um artigo pra disciplina de psicanálise sobre esse livro, analisando a avareza de Scrooge, pense que ficou uma viagem... rsrsrs

"Little Dorrit" não li ainda, mas estou certa de que deve ser a melhor obra de todas, tem muito da vida do próprio Dickens nessa história, o problema é que ainda não foi traduzida pro português e tem mais de mil páginas.
Assisti à série da BBC com nosso
queridinho Matthew Macfadyen (Darcy do filme Orgulho e Preconceito), ele está fantástico! Totalmente diferente do Darcy, mas igualmente adorável, você precisa ver... Já estou até querendo aprender inglês tudo de novo só pra ler esse livro.

Ah, amiga, você vai se apaixonar por Dickens também!

Definitivamente, pra mim, a melhor literatura do mundo é a britânica.

Desculpa, amiga, acabei me extendendo, é que faz tempo que a gente não conversa. ;D Saudades!
Beijos.